Assim como na vida pessoal, na vida empresarial é indispensável que, anualmente, façamos um check-up. O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspectos da empresa, vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, posicionamento mercadológico, posições financeiras. Esses levantamentos e avaliações devem compor uma série histórica para comparativo interno, com os dados anteriores da empresa, e externo, dentro do setor onde ela atua. Seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada ou, recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos.
Nossa solução é feita em quatro passos principais:
Passo 1 — Coleta de informações
Um diagnóstico eficaz envolve diferentes áreas da empresa: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos etc.
O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a organização desempenha.
Existem alguns métodos que podem te ajudar nessa etapa, como a realização de entrevistas.
Passo 2 — Análise de dados
Após coletar as informações necessárias, é hora de organizá-las e analisá-las.
Para isso, será utilizado o uso de planilhas, gráficos, mapas, tabelas, etc.
O objetivo aqui é disponibilizar os dados de maneira que facilite a análise.
Passo 3 — Identificação dos problemas
Após coletar e analisar as informações mais relevantes da sua empresa, fica mais fácil identificar os problemas que ela enfrenta.
Mais que isso: é possível encontrar a raiz de tais problemas.
Nesse terceiro passo de como fazer um diagnóstico empresarial, é feita uma investigação aprofundada para saber quais são as causas dessas falhas e gargalos.
Passo 4 — Proposta de intervenção
Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.
Precisa perguntar: o que pode ser feito para melhorar essa situação?
Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, será reuniada a equipe de gestores e proponham, juntos, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de crescer.
Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia.
Tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.
Em poucas palavras, por meio desse planejamento a empresa é organizada para aumentar o seu valor.